quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ACADEMIA BACABALENSE DE LETRAS ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVAS CADEIRAS


Galeria de Membros
A  Academia Bacabalense de Letras, presidida pela escritora Liduina Tavares,  decide lançar Edital para ingresso naquela casa de cultura, a entidade pretende enviar carta-convite aos seus membros para que estes possam fazer convites direto à pessoas que lhe são conhecidas como poetas ou escritores.O Edital deverá ser divulgado à impressa dia 5 de dezembro, mas voce pode ficar sabendo aqui os principais critérios para ser um imortal da ABL. 
O principal critério é ser um artista da palavra, ou seja, poeta ou prosista, tem que ser Bacabalense ou morar há pelo menos sete anos no municipio, não é obrigatório ter curso superior, muito menos ter livros publicadoús, mas se o tiver certamente será fator decisório para sua eleição para a Academia.
As obras concorrentes,sejam publicadas ou não, deverão ter conteúdo e forma literária, serão avaliadas por uma Comissão que dará um parecer favorável ou contrário a entrada do escritor na entidade. Os escritores que receberem parecer favorável iram para uma eleição onde todos os membros da casa votarão ou não aprovando o ingresso do novo membro da casa.
Fique atento, se você de Bacabal não receber uma carta convite, leia o edital e organize seu material como o mesmo determina, faça sua inscrição na Sede de ABL localizada no prédio da Associação Comercial de Bacabal. Aguarde novas informações sobre o assunto em breve.

Bicentenário de João Lisboa ganhará várias homenagens da Academia Maranhense de Letras


Benedito Buzar, presidente da AML (Karlos Geromy/OIMP/DA Press)
Benedito Buzar, presidente da AML


2012 é o ano de João Francisco Lisboa (1812-1863). A declaração foi dada pela Academia Maranhense de Letras em homenagem ao bicentenário de nascimento do escritor, jornalista, filósofo e historiador que é considerado pela Academia Brasileira de Letras um dos grandes autores clássicos do Brasil. Nas palavras do escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, João Francisco Lisboa "viveu 51 anos intensos e prestou relevantes serviços ao Brasil resgatando importantes documentos históricos quando trabalhou em Portugal intimamente ligado ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de que tinha a honra de ser sócio".


A exemplo do centenário de sua morte em 1963, em que a Academia Maranhense de Letras promoveu uma série de atos públicos em memória do filho ilustre, também hoje, a partir das 18h acontecerá uma vasta programação para render homenagens ao trabalho e contribuição que João Lisboa deixou para o Maranhão e Brasil.


A programação começa às 17 horas, no Largo do Carmo, com a colocação de placa na base da estátua do grande jornalista maranhense. De acordo com o acadêmico Benedito Buzar, é uma forma de dar visibilidade à estátua do escritor, colaborando para a sua identificação por parte dos turistas e estudantes. "Às vezes quem passa não conhece, quer saber quem é e essa placa vai permitir que o conjunto da obra fique completo", afirma. A restauração da placa retirada da estátua há anos pela ação de vândalos ficou a cargo da AML.


Em seguida, já na sede da AML, na rua da Paz, o acadêmico Sálvio Dino profere palestra sobre a vida e obra de João Lisboa. Posteriormente serão entregues medalhas a diversas personalidades e o encerramento será com o lançamento de dois livros sobre João Lisboa: João Francisco Lisboa, O Timon Maranhense (Edições do Senado Federal/2012) e Notícias Acerca da Vida e Obras de João Francisco Lisboa (Edições AML/2012). Os dois livros serão vendidos no local pelo preço de R$ 20 cada.


João Francisco Lisboa nasceu em Pirapemas, no dia 2 de março de 1812 e faleceu em Lisboa no dia 26 de abril de 1863. Os restos mortais do notável historiador só chegaram a São Luís no dia 24 de maio de 1864, e, por decisão da Câmara Municipal, foram enterrados na capela-mor da Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo.


Lisboa foi militar, político, historiador e crítico dos costumes de sua época. Trabalhou nos jornais Farol Maranhense, Eco do Norte e Crônica Maranhense. Foi acusado de participação na Balaiada (1838-41) e defendeu a anistia aos insurgentes da Revolução Praieira (1848-49). A escrita era sua arma de contestação.


Depois do desencanto com a vida pública, passa a se dedicar ao Jornal de Timon, sua obra de maior destaque, cujo primeiro número foi impresso em 25 de junho de 1852, com 100 folhas e totalmente redigido por ele. Tal feito o fez entrar para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro por indicação do também maranhense Gonçalves Dias. "... queria dizer-lhe que o havia proposto para sócio do Instituto; esse título é hoje alguma coisa cobiçada, ainda que tenha sido, há bem pouco tempo, conferido, e talvez mesmo oferecido sem muito escrúpulo. O seu Timon foi a ocasião da proposta" (trecho da carta de Gonçalves Dias enviada a João Lisboa em 1853).


MONUMENTO A JOÃO LISBOA

A estátua em homenagem a João Lisboa, que também dá nome à praça, foi erguida em 1918 e esculpida pelo artista francês Jean Magrou, em comemoração ao centenário do ilustre. Inicialmente ela foi fixada no Largo do Carmo, em frente à Igreja, depois, em 1941, deslocada para a atual Praça. Sob este monumento estão as cinzas do ilustre patrono da cadeira nº 11 da Academia Maranhense de Letras.







De acordo com Benedito Buzar, à época a cerimônia, presidida pelo governador do Estado, Antônio Brício de Araújo, mobilizou toda a cidade. O prefeito de São Luís, Clodomir Cardoso, o bispo diocesano, Dom Francisco de Paula e Silva, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Valente de Figueiredo, o presidente do Congresso do Estado, deputado Carneiro de Freitas, numerosas autoridades e uma incomparável multidão, também participaram do auspicioso evento.


Da Academia Maranhense de Letras, compareceram os acadêmicos José Ribeiro do Amaral, Domingos Barbosa, Alfredo de Assis, Godofredo Viana, Fran Pacheco, Justo Jansen, Barbosa de Godois, Inácio Xavier de Carvalho e Almeida Nunes.


"Essa programação vai marcar as festividades do bicentenário que a Academia Maranhense de Letras não poderia deixar passar em branco, tendo em vista a contribuição de João Lisboa, e o que ele representa para literatura do país", comenta Buzar.

FONTE:O Imparcial

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Confira a programação da 6ª Feira do Livro para esta terça-feira

Confira a programação completa do quinto dia da Feira do Livro de São Luís. A sexta edição do evento segue até o dia 2 de dezembro no Ceprama, no Centro de São Luís.

Programação de terça-feira (27):

Auditório Quartocentenário

15h às 15h30 - Memória de Leitura de Pessoas Idosas/ Bate papo com a escritora -Silvana Vetter
15h30 às 17h - Mediação de Leitura - Rede Ler Pra valer
17h às 18h - Mesa Redonda: O livro na Sociedade Digital - Cássia Furtado/ João Batista Bottentuit (Ufma)
20h30 às 21h30 – Bate-papo com o escritor convidado Afonso Romano de Sant’Anna

Café Literário

15h às 16h – Palestra: A Dinâmica Populacional de Maruins - Prof. Gaudino Marcos 
16h às 17h - Mesa Redonda Livro Leitura e Biblioteca - Semed/ Fórum Permanente Livro Leitura e Biblioteca, Biblioteca Benedito Leite
17h às 18h - Mesa Redonda Livro Leitura e Biblioteca - Semed / Fórum Permanente Livro Leitura e Biblioteca, Biblioteca Benedito Leite
18h30 às 19h30 - Roda de Conversa: O Reggae como projeto educacional - Fabio Araújo/ Cláudio Adão (Gdam)/ Zé Lopes
20h às 21h – Palestra: A Natureza tem Preço? - Prof. Roberto Santos Ramos 

Casa do Escritor
15h30 às 16h30 – Mesa Redonda: Possibilidades de Atendimento aos Alunos com Dificuldades na Leitura e na Escrita: A Experiência com o Grupo de Apoio Didático da Semed - São Luís - Mediador: Profª Luziane Rodrigues Araujo Sales/ Expositoras: Profª. Terezinha de Jesus Alves Chaves (UEB Nascimento de Moraes)/ Profª. Ingrid Silva (UEB José Cupertino)/ Profª. Maria do Socorro Gonçalves Costa.(UEB Alberico Silva –CIEP)
17h às 18h - Crônicas de 400 Anos - Antonio Augusto Ribeiro Brandão 
18h30 às 19h30 – Mesa redonda: Missa, Culto e Tambor - Os Espaços das Religiões no Brasil - Gamaliel da Silva Carrero / Sérgio Ferretti/ Lindon Sousa
20:00 ás 21:00 – Palestra: Ler = Muito Prazer - Profª Especialista Maria da Glória Mendonça Cunha

Espaço Infantil (Semed)
14h - Contação de história
Recepção com grupo de animação
Pintura artística
Oficinas de: Ilustração, Conto, Poesia e Tangran

Espaço Sesc (Programação adulto e infantil)
15h – Espetáculo Teatral “De volta à São Luís” – UEB Maria Rocha
16h – Hora do conto: Contação de histórias – Grupo Tapete Criações
17h20 – Espetáculo Teatral Infantil “Um ilha de encantos” – Grupo Grita
18h40 – Espetáculo Teatral Adulto “Eles e Nós” – Tapete Criações Cênicas
19h50 – Performance Poética – César Boaes

Teatro da Cidade de São Luís (Rua do Egito, Centro)
7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
13h
Virou o Jogo: A História de Pintadas (Marcelo Villanova - Brasil, 15 min., 2012, doc.)
Chocó (Jhonny Hendrix Hinestroza - Colômbia, 80 min., 2012, fic.)
15h
O Garoto que Mente (Marité Ugás – Venezuela, 99 min., 2011, fic.)
17h
Menino do Cinco (Marcelo Matos de Oliveira, Wallace Nogueira - Brasil, 20 min., 2012, fic.)
Silêncio das Inocentes (Ique Gazzola - Brasil, 52 min., 2010, doc.)
19h
Silêncio das Inocentes (Ique Gazzola (Brasil, 52 min., 2010, doc.) 

6ª Feira do Livro

A Feira do Livro de São Luís segue com atividades até o dia 02 de dezembro, funcionando no horário das 13h às 21h, no Complexo Ceprama. Este ano, com tema “São Luís, 400 anos escrevendo nos livros a sua história”, traz também como escritores convidados: Ana Maria Brasil (28/11), Alexandre Azevedo (29/11), Francisco Seabra (30/11) e Ricardo Chacal (01/12).
fonte: o imparcial

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Biblioteca Pública realiza Fórum Estadual do Livro e Leitura


Já estão abertas as inscrições para o III Fórum Estadual do Livro e Leitura, que acontecerá em São Luís, numa promoção da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), através da Biblioteca Pública Benedito Leite. O evento será nos 22 e 23, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Convento das Mercês (Rua da Palma, 502, Desterro, Centro Histórico de São Luís).

O Fórum integra dois importantes eventos: o XIV Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e o III Seminário Leitores em Rede. Contará com participação de profissionais da leitura convidados de outros estados que irão proferir palestras, conferências e oficinas. O tema será: "São Luís: 400 anos de literatura e leitura". Mais informações pelos telefones: 3218-9960 / 3218-9961

Programação:

- Conferências e mesas-redondas;

- Oficinas;

- Conferência de abertura "São Luís: 400 anos de literatura e leitura - uma ilha encantada de histórias";

- Tenda Literária - espaço reservado para atividades de leitura com crianças, mediadas pelos participantes das oficinas;

- Performance Literária - recital de poesias, leitura compartilhada e outras atividades;

- Projeto Biblioteca Dinâmica;

- Tribuna Literária - espaço de compartilhamento de leituras em voz alta;

- apresentação de pôsteres - trabalhos acadêmicos de estudantes de Letras, Biblioteconomia e Pedagogia;

- "Uma história que o mundo conta" - espetáculo de teatro com o Grupo Silvana Cartágenes.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

6ª Feira do Livro de São Luís acontecerá no Ceprama

A assessoria da Fundação Municipal de Cultura desmente boato de que a Feira do Livro de São Luís foi cancelada. Na manhã de hoje, diversas pessoas nas redes sociais estavam divulgando que o evento teria sido cancelado.

De acordo com a assessoria, a 6ª edição da feira vai acontecer entre 23 de novembro a 2 de dezembro, mas o local, que antes era na Praça Maria Aragão, agora será no Ceprama.