quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CAFÉ LITERÁRIO: UMA NOVA FORMA DE REUNIÃO

Morais Pessoa, Casanova, Raimundo Sérgio e Costa Filho


CAFÉ COM POESIA - Essa é a mais nova forma de reunião entre acadêmicos da Academia de Letras de Bacabal.  
    A estreia dessa gostosa atividade se deu no sábado, 23, na casa do poeta popular Raimundo Sérgio de Oliveira.  Para a ocasião o apresentador e filho do poeta, Salomão Duarte, preparou o recinto e um gostoso lanche à receptividade dos acadêmicos, divulgando o fato na programação da TV Nova Esperança. Desta feita os acadêmicos, deixando a burocracia de lado, trataram de uma pauta informal regada à poesia, descontração e humor. Sempre aberto à alegria e às artes, o poeta anfitrião se mostrou muito satisfeito com a atitude acadêmcia: "Para mim foi um prazer receber esses poetas aqui na minha residência; é algo que preenche não só a mim, mas a todos da ABL", frisa o ancião.
     A atividade foi uma ideia posta pela presidenta Liduína Tavares, logo aceita pelos demais. "É disso que a ABL precisa, de integração entre seus membros e a prática da poesia em momentos assim", arrremata Costa Filho, secretário geral. Agora é esperar o próximo "café" e a presença de mais membros.

DICAS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA


Adeus, Bento XVI


"Pra mim chega", decidiu o papa. Missão cumprida, Bento XVI sai de cena. Amanhã se recolhe a cela de convento no Vaticano. Vai rezar. Rezar muito. Enquanto ele conversa com Deus, os cardeais conversam entre si. Preparam-se para eleger o substituto do representante do Senhor na Terra. Que responsabilidade!

O encontro dos prelados que se reúnem para escolher o sucessor de São Pedro tem nome. É conclave. A palavra nasceu latina. Na língua dos Césares, designava parte da casa fechada a chave. Podia ser quarto, sala, biblioteca. No português nosso de todos os dias, o significado se mantém. E avançou.

Por extensão, nomeia a dependência do Vaticano que reúne Suas Eminências. Também seminário, encontro, reunião secreta. Em suma: a palavra caiu na boca do povo. Como diz o outro, a língua não é só viva. É vivíssima.

Filho de peixe

Sabia? Conchavo pertence à família de conclave. O filhote dá nome a acordos feitos em recintos fechados. Não importa que, depois, sejam escancarados, discutidos em público. Os conchavos políticos servem de exemplo, não?

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Charge eletrônica: a médica de Sarney

Via Facebook de Douglas Gaspar Silva
Via Facebook de Douglas Gaspar Silva

IMORTAL RAIMUNDO SÉRGIO É HOMENAGEADO DA ABL

Raimundo Sérgio com flores recebida da ABL

A ABL - Academia Bacabalense de Letras -  realizou no ultimo sábado em  (23) UM café literário em homenagem ao poeta e trovador Raimundo Sergio de Oliveira, membro fundador daquela casa de escritores. A tarde começou com agradável surpresa do recebimento de flores pelo homenageado. Logo depois apos as 17:00hs começaram a chegar poetas e escritores para a tradicional conversa descontraída e recitação de poema e contação de causos cômicos.
A escritora  Rosário Serra recitou poesia em  homenagem a Raimundo Sérgio e foi muito aplaudida, Liduína Tavares Presidenta da Academia foi representada pelo acadêmico Zezinho Casanova que se pronunciou sobre a importância do trabalho de Raimundo Sérgio para a história e cultura bacabalense.
O poeta Raimundo Morais também se pronunciou sobre causos acontecidos entre ele e Raimundo Sérgio, o poeta Iraide Martins usou obras em homenagem a João do Vale para também homenagear Raimundo Sérgio de Oliveira.O imortal  Costa Filho  também participou das homenagens onde a Academia saiu fortalecida para continuar na divulgação da literatura bacabalense.
O café literário ocorreu em clima de muita descontração e todos concordaram de continuarem realizando esses encontros literários na residencia de outros membros da academia.
FONTE: Diário do Mearim

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ABL PUBLICA NOVO EDITAL PARA INGRESSO DE MEMBROS

Acadêmicos num saboroso café literário:
Eliene Lopes, Costa Filho, Liduína Tavares e Casanova.
   Está aberto desde 20/02/13 um novo edital da Academia Bacabalense de Letras para ingresso de novos membros na casa literária mais nobre da cidade.
    Em 05 de novembro já tinha sido publicado um edital, que venceu dia 05 de fevereiro, pelo qual se inscreveram três pleiteantes: Cristina Baima, Dalva Santos e Moares Pessoa. Dalva Santos é teatróloga, cursanda de Licenciatura em Teatro pela UAB-Universidade Aberta do Brasil em parceria com a UFMA e atua na Secretaria Municipal de Cultura. Ela que também é conhecida como Dalva do Teatro, entra em cena agora apresentando seus escritos literários para concorrer a uma das 20 cadeiras ainda vagas. Os outros candidatos são Cristina Baima, jovem cursante de pedagogia, mas que, segundo ela, tem em seus arquivos centenas de textos literários e Moraes Pessoa, que já sendo membro correspondente,  agora pleiteia uma cadeira de efetivo com a obra de contos regional-humorísticos  "Patacoadas de Prolegômeno Costa". 
    Sabedores que na cidade há várias pessoas que escrevem e que por timidez de estilo, por se sentir "fora", por falta de informação ou outro fato não quiseram ainda se manifestar no pleiteio de uma poltrona acadêmica, os membros em reunião do dia 19 de fevereiro, decidiram por estender o prazo para que esses poetas e escritores possam se pronunciar candidatando-se. "Nossa academia é um patrimônio da cultura bacabalense e sempre esteve de braços abertos para novos membros ao seu quadro acadêmico. Somos ainda bem singelos, porém nobres e orgulhosos em pertencer a uma instituição que valoriza as Letras, que respira poesia e literariedade", assinala Costa Filho, Secretário geral.
    Zezinho Casanova, atual vice-presidente esclarece sobre o ingresso na ABL: "O processo de filiação na ABL se dá mediante a  inscrição do poeta ou escritor, a partir dos termos do edital. O candidato entrega três exemplares da obra acompanhado do Requerimento e documentos iniciais que formarão seu processo. A obra é analisada por uma "Comisssão de Parecer" e, se deferida FAVORAVELMENTE por cada um dos três membros, é dado o parecer final pelo relator e marcada a sessão de posse e diplomação, que geralmente se dá em março, julho ou agosto.
    Os interessados devem se guiar pelo edital abaixo com informações junto à diretoria.



EDITAL DE INGRESSO NA ABL

Dispõe sobre a abertura de inscrições
para o preenchimento de cadeiras vagas
 na Academia Bacabalense de Letras.

A presidenta da Academia Bacabalense de Letras no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o artigo 8º, alínea “b” e com o artigo 2º do Estatuto desta Academia resolve:
Art. 1°. ABRIR inscrições para ocupação de cadeiras vagas nesta Academia. Os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos:
a)      Ser natural do município de Bacabal ou região do Médio-Mearim; não o sendo ter o mínimo de sete anos de residência fixa em uma das cidades do Médio-Mearim, com apresentação de xérox e original de comprovante de residência e RG;
b)      Exercer notória e comprovada atividade literária;
c)      A formalização do pedido de inscrição deverá ser entregue junto à ABL ou na Rua Projetada 7, nº 7, Quadra D, Parque Jardim Valéria, CEP: 65700-000, Bacabal–MA, acompanhada de três exemplares, biografia versando sobre a vida, com destaque na atuação literária do candidato;
d)     Caso a obra apresentada não seja publicada deverá ser apresentada sob forma de encadernação digitada em fonte arial ou times new roman 12, numerada e assinada pelo autor na última folha de cada exemplar. No caso da categoria poesia, será aceita uma poesia, por página mesmo que esta não ocupe a totalidade da folha;
e)      O candidato deverá preencher um Requerimento de candidatura Ficha do Escritor e Declaração de conhecimento dos critérios utilizados para o processo (disponíveis no local da inscrição).
         O presente Edital entrará em vigor a partir desta data, tendo validade por dois meses.
         Dê-se ciência e cumpra-se.
      Academia Bacabalense de Letras, em 20 de fevereiro de 2012.
Liduína Francisca Tavares de Sousa Lima
Presidenta

domingo, 17 de fevereiro de 2013


 
Costa Filho, membro da ABL
Cadeira nº 2 e atual Secretário Geral
 
Crônica em foco

O VELHINHO AZUL
De repente me vejo, à tardinha, num dos pedaços históricos da cidade a matar o tempo e o estresse. À medida em que meu refrigerântico copo se esvazia, meus olhos se enchem de um frouxo e melancólico momento que por ali paira.  Até a suntuosa fachada do Fórum, recém-inaugurada, parece se render à pacatez do momento. O trânsito, em sua fluência tímida e regular, ganha maior ânimo na perigosa travessia da pracinha D. Pedro II, onde automóveis, ciclistas e pedestres ficam a meter o nariz pelas esquinas. E sucedem-se, e somem, cada qual ao seu destino.
Subitamente surge da Chico Marques uma afiguração que me rouba a cena: um velhinho azul. Sozinho e disposto segue sulcando na sela da bicicleta.  O jeito rude e sexagenário o denuncia um ativo batalhador pela sobrevivência, e o traje, de tonalidade em azul, revela sua possível ocupação de vigilante. Ou seria um dos músicos da bandinha Santa Cecília?
Não afirmo se calçava sapatos ou sandálias, mas levava uma espécie de boroca na garupa. Era um velhinho de bicicleta, como tantos outros que giram pela cidade. Um detalhe, porém, o distinguia dos demais velhinhos azuis: era manco, e mais que isso, coxo. Trazia a calça dobrada à altura do joelho direito. Mas a falta da perna parecia não impossibilitá-lo da vida. E não mesmo, pois andar de bicicleta, que poderia ser grande obstáculo, ele o fazia muito naturalmente.
Entre pasmo e curioso preguei nele os meus olhos para acompanhá-lo em sua trajetória, que me parecia sofrida. Se descesse pela D. Pedro II, certamente todos os santos o ajudariam, mas se o homem resolvesse subir a ladeira da Manoel Alves de Abreu  ou transpor a curva para a Barão de Capanema, o que sucederia àquela criatura de uma perna só, montada em pesada bicicleta?
Surpreendentemente o velhinho tomou o rumo do Fórum, a via mais difícil, onde o esperava inclinada ladeira, não bastasse o trânsito que tinha que concorrer. Foi-se, de sulco a sulco, pedalando a meio pedal, atravessou o largo da praça sem problemas e rumou para enfrentar o quebra-molas e depois a ladeira. Com ele ia de carona minha expectativa de seu completo esforço. Um piscar de olhos ou um carro, talvez, me fez perder a cena de como ele desceria do veículo andante. Quando dei por conta, este já escalava o alto, agora, com o único pé sulcando o chão. Não descera de todo do veículo. Como era possível, sem cair? E assim foi-se até o chão ficar rente. Vencida a ladeira, equilibrou-se no biciclo e seguiu pedalando, espichando consigo o meu pescoço e sumiu no trânsito o velhinho azul.

ELEIÇÕES 2013: ACADÊMICOS FORA DE BACABAL PODEM
VOTAR PELA MODALIDADE DE "VOTO IN ABSCENTIAN"  
Conforme edital, dia 16 de março acontece  as eleições da Diretoria e do Conselho Fiscal da ABL- Academia Bacabalense de Letras. Os acadêmicos que não estiverem na cidade nesse dia ou que já moram fora, podem votar através do modelo de "VOTO IN ABSCENTIAN" (Voto em ausência) abaixo. É só imprimir e enviar lacrado para ser entregue a tempo. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: academiabacabalensedeletras@gmail.com
_________________________________________________________________________________
”ABSENTES SENTENTIAN”
VOTO EM AUSÊNCIA

Pelo presente voto em “absentian”, eu_______________________________________, poltrona nº _____,  professo meu  
                                      (      )SIM                          (      )NÃO
à chapa _______________________________________________________
______________________________________________________________, concorrente ao pleito do biênio 2013/2014 da Diretoria e Conselho Fiscal da Academia Bacabalense de Letras, cuja composição e Plano de Gestão DECLARO conhecer ou concordar com os seus termos.
____________________________, _____ de ______________ de 2013
Local e data origem do acadêmico

________________________________________________
Assinatura oficial do acadêmico

 _______/_____/_________        __________________     
Data e hora do recebimento pela Comissão Eleitoral


         _____________________________________________
Ass.membro da Comissão Eleitoral



 
NOTAS
·         Voto ‘IN ABSENTIA” – modalidade de voto previsto no Regimento Eleitoral da ABL,, efetivado quando o acadêmico estiver “ausente” de Bacabal.
·         Este voto será recebido pela Comissão Eleitoral em sobrescrito lacrado e somente será aberto quando da apuração dos votos.
·          Na apuração a Comissão Eleitoral deverá VALIDAR o voto assinando-o e datando-o no espaço indicado.
·          Este voto só terá validade se depositado na urna em tempo hábil e assinado e datado pelo acadêmico-eleitor e Comissão Eleitoral.
·         É de inteira responsabilidade do acadêmico “in absentia” o envio/extravio do seu voto.

ABL: Eleições 2013

ACADEMIA BACABALENSE DE LETRAS
CONVOCA ELEIÇÃO DA DIRETORIA

    No próximo dia 16 de março, a ABL estará realizando eleição para sua nova gestão e respectivo conselho fiscal. Esta será a 7ª diretoria da instituição em 12 anos. O primeiro Presidente foi Francisco José da Silva, o Zezinho Casanova (2001-2002), o segundo João Batista da COSTA FILHO, com dois mandatos (2003-2006), Cláudio Cavalcante (2007-2008) e Liduína Tavares também com dois mandatos (2009 a 2012). Os acadêmicos já se articulam no sentido de definirem quem deverá assumir a presidência desta Casa Literária nos próximos 2 anos.
    Os acadêmicos poderão apresentar chapas e devem comparecer à sessão eleitoral ou enviar seu "VOTO IN ABSCENTIAN", mediante os termos do edital abaixo:

             ACADEMIA BACABALENSE DE LETRAS
Fundada em 24 de março de 2001
CNPJ: 04.654.769/0001-84
                                                      
EDITAL DE PUBLICAÇÃO
E CONVOCAÇÃO ELETIVA

A presidente da Academia Bacabalense de Letras,
no uso de suas atribuições legais, etc...

FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, em especial aos membros desta Casa Literária, que se encontram abertas as inscrições de chapas para a eleição da diretoria e respectivo Conselho Fiscal da referida entidade para o biênio 2013/2014.
As chapas deverão ser inscritas junto à Comissão Eleitoral da ABL, no período de 14 de fevereiro a 14 de março de 2013, mediante Requerimento, identificado por um “lema de trabalho” e acompanhado do respectivo Plano de Gestão.
As eleições transcorrerão no dia 16 de março (sábado) do ano em curso, das 8h às 17h, na sala-sede da instituição, na Escola de Músicas Francisco Padilha, na Rua Osvaldo Cruz, Centro, nesta cidade.
O acadêmico que estando ausente de Bacabal e não podendo comparecer à sessão eletiva poderá votar através da modalidade de voto “in abscencia”, no estilo “carta-voto”, via Correio, e “e-mail-voto”, cujo modelo estará disponível no site WWW.abletras.blogspot.com ou junto ao e-mail da institucão:  academiabacabalensedeletras@gmail.com ou outra forma escrita e assinada pelo acadêmico com indicação de sua poltrona, desde que o voto seja entregue à mesa receptora em tempo hábil até o final da votação.
FICAM convocados para votar ou atuarem no processo eleitoral, todos os acadêmicos em gozo de seus direitos e os membros da Comissão Eleitoral.
E para que não haja ignorância do fato, eu, João Batista da Costa Filho, Secretário Geral da ABL expedi o presente edital que será publicado, afixado e registrado nos arquivos da ABL.
            Dê-se ciência, publique-se e cumpra-se.
            Academia Bacabalense de Letras, em 14 de fevereiro de 2013

Liduína Francisca Tavares de Sousa Lima
Presidenta