terça-feira, 23 de agosto de 2011

Alunos da rede estadual participam de palestra com escritor Laurentino Gomes

Foto: Divulgaçãoampliar

Alunos da rede estadual participam de palestra com escritor Laurentino Gomes
SÃO LUÍS - Alunos e gestores de 13 escolas da rede estadual de ensino, localizadas em São Luís, participaram, na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, de uma palestra com o escritor Laurentino Gomes. O evento faz parte da programação do VII Festival Geia de Literatura, sediado em São José de Ribamar, e que pela primeira vez tem uma extensão de suas atividades em São Luís.
O momento literário abrigou uma grande platéia que pode se deleitar com uma explanação sobre a construção de um país “com uma história completamente diferente e bela” – como definiu o autor em breves palavras a historicidade do país.
Laurentino Gomes comentou as suas obras através de pontos históricos que utilizou na construção das peças literárias: 1808 e 1822. No primeiro livro, o escritor explica por meio de fatos descritos pela história, como uma rainha com problemas mentais, um príncipe contestado e tido como medroso, e uma corte corrupta enganaram de forma magistral, Napoleão Bonaparte e mudaram a história de Portugal e do Brasil. Na segunda obra, o foco é centrado em três personagens que ajudaram D. Pedro I a criar o Brasil, dentre eles a Princesa Isabel. “O Brasil é um país com uma história muita rica e diferente dos demais países. É necessário que venhamos a estudar a nossa história no sentido de buscar elementos que ilumine o passado para entendermos o nosso presente, e assim, venhamos a construir o futuro.
Uma sociedade que não estuda a sua história não constrói o seu futuro”, comentou o escritor.De acordo com os alunos, espaços como esses são importantes para a construção de uma sociedade crítica e voltada para a resolução de questões que envolvem o povo brasileiro. “Esses espaços nos permitem perceber que uma nova sociedade vem se construindo. Estamos em um novo momento, no qual fóruns como esses vêm acontecendo no intuito de construir uma sociedade mais crítica e esclarecida”, afirmou Ana Amélia, aluna da CE Edison Lobão (Cegel).
Para a secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, a promoção de eventos com essa temática é de grande importância, pois fomenta nos alunos a descoberta da literatura e o gosto pela leitura. “Esse momento é imprescindível na vida social, escolar e acadêmica de toda sociedade. É muito significativa a elaboração e execução de eventos com essa magnitude, que proporciona ao público uma maior interatividade com os autores brasileiros. Por essa razão, estamos oportunizando aos nossos alunos momentos como esses que possibilitam uma interação com o escritor, que transcreve suas obras de acordo com a linguagem dos jovens”, afirmou.
Festival Geia de Literatura
A sétima edição do Festival Geia de Literatura vai acontecer, a partir desta quarta-feira (24) e se estende até sexta-feira (26), reunindo intelectuais, escritores, romancistas, cronistas e poetas, em contato direto com a população do município de São José de Ribamar. Durante o evento, o público vai participar de palestras, feira de livros e oficinas literárias, valorizando a cultura e a tradição literária maranhense.
Este ano, estarão na programação do festival: a Gincana Geia do Conhecimento; o III Desafio de Literatura, a II Olimpíada de Matemática, o II Concurso Professor Pesquisador e o I Prêmio Geia de Monografia.
As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário