segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Escritor Mário Prata confirma participação na 5ª Feira do Livro de São Luís

Faltando pouco mais de dez dias para o início do maior e mais esperado evento literário do Maranhão, a Fundação Municipal de Cultura (Func), coordenadora da Feira do Livro de São Luís, já confirmou a participação do escritor mineiro Mário Prata, que estará no dia quatro de dezembro, às 18h30, no Auditório José Chagas, integrando a programação do evento.
Mário Prata ministrará uma palestra sobre os livros “O diário de um magro” e “O diário de um magro 2 - A volta ao SPA”, onde contará sua experiência frequentando um SPA por cerca de 15 anos. Sendo um magro assumido, ele revelará histórias e emoções que misturam aspectos psicológicos e físicos de pessoas que fazem de tudo pelo simples prazer de comer.
A palestra debaterá, também, questões relevantes da sociedade contemporânea, como os novos padrões de beleza, a busca pela boa forma, além dos valores que a sociedade adota como sendo normais. Tudo em um tom dinâmico e descontraído, como grande parte das obras produzidas pelo autor, onde sempre estão presentes o bom humor e a sensibilidade de uma literatura cheia de sabores.
O escritor
Mario Alberto Campos de Morais Prata é natural de Uberaba (MG), onde nasceu no dia 11 de fevereiro de 1946, mas foi criado em Lins, interior de São Paulo. Com dez anos de idade já escrevia crônicas. Nesse período, era o redator do jornalzinho de sua classe na escola. Sendo vizinho de frente do jornal A Gazeta de Lins, com 14 anos começou a escrever a coluna social com o pseudônimo de Franco Abbiazzi. Passou, com o tempo, a fazer de tudo no jornal, desde editoriais a reportagens esportivas e artigos de peso.
Lia tudo o que lhe caía nas mãos, em especial as famosas revistas da época "O Cruzeiro" e "Manchete", que traziam em suas páginas os melhores cronistas da época como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Henrique Pongetti, Rubem Braga, Millôr Fernandes e Stanislaw Ponte Preta. Em 1969, ingressa no curso de Economia na USP, onde inicia a sua carreira lançando o livro “O homem que morreu de rir”.
A partir de então, Prata vem obtendo sucesso com inúmeros livros, novelas, peças, roteiros, etc., tendo sido agraciado com diversos prêmios nacionais e internacionais. Escreveu, semanalmente, na revista "Época" e no jornal "O Estado de São Paulo" por vários anos.
A Feira
A Feira do Livro acontecerá, na Praça Maria Aragão, no período de 25 de novembro a 04 de dezembro. Esta 5ª edição tem como patrono o poeta, cronista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, José Chagas. Além do patrono, também serão homenageados mais quatro personalidades literárias e culturais do nosso estado: o teatrólogo Aldo Leite, a professora Sônia Almeida, o cantor e compositor João do Vale e o escritor Mário Meirelles.
Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), e co-realizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC/MA), o evento conta com a parceria da Vale, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (ALEM), Academia Maranhense de Letras (AML), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário