sábado, 8 de dezembro de 2012

Lançado livro que remonta à revitalização do Centro Histórico


SÃO LUÍS - A Fonte das Pedras foi o cenário escolhido para o lançamento, no fim da tarde de ontem, do livro Reabilitação do Centro Histórico-Patrimônio da Humanidade, do engenheiro Luiz Phelipe Andrès. Resultado da tese de mestrado do autor em Desenvolvimento Urbano, pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), a obra aborda o processo de revitalização do Centro da capital maranhense, etapa fundamental para a escolha da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Foto: De Jesus/O Estado
Em 179 páginas é descrito o programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís, que durou 27 anos, contendo pontos positivos e negativos das intervenções feitas em casarões tombados da cidade. Mineiro de nascimento e ludovicense de coração, Phelipe Andrès descreve, em linguagem simples e objetiva, as etapas do programa, com o auxílio de mapas, crônicas e dados técnicos.
Para o autor, a publicação do livro é a recompensa por um trabalho de valorização da tradição de São Luís. “É, para mim, um orgulho estar aqui hoje [ontem] diante de meus amigos e familiares e oferecendo a eles e ao público o resultado de uma vida dedicada à pesquisa e ao amor à história de uma cidade, a minha cidade, que é São Luís do Maranhão”, disse emocionado.
História - A publicação, que contou com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é a homenagem do órgão ao quarto centenário da capital maranhense. “O Iphan tem o orgulho de participar da organização desse livro. A população, ao ler essa obra, conhecerá um pouco mais de si e da história de sua cidade”, afirmou a superintendente do Iphan, Kátia Bogéa.
A obra referente ao Centro Histórico de São Luís não é a primeira de Phelipe Andrès. Em 1998, o autor publicou Embarcações do Maranhão – Recuperação das Técnicas Construtivas Tradicionais Populares, em que traz à tona os métodos populares de fabricação das embarcações. “Houve diferenças entre a primeira e a segunda publicação, lançada hoje [ontem]. O tema do Centro Histórico é ainda mais rico em informações, mais dinâmico, tanto é que demorei 27 anos para reunir todas as informações necessárias. Acredito que o público vai gostar do que vai ler”, disse Andrès.
FONTE: Thiago Bastos/O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário