sexta-feira, 26 de abril de 2013

SESI homenageia personalidades de Bacabal, dentre elas a ABL


Púlpito do evento (homenageados à esquerda)
 Na noite de quinta, 25 de abril, o SESI promoveu em alto estilo a culminância do projeto “Minha Cidade” desenvolvido em vários dias pelo seu corpo docente, pedagógico e discente.  Personalidades e entidades de diversas áreas foram homenageadas com troféu do projeto assinado pelo SESI/FIEMA em reconhecimento de sua atuação na sociedade bacabalense. 

Troféu recebido pela ABL
  


   Os homenageados foram a Academia Bacabalense de Letras (Literatura), o poeta e historiador Raimundo Sérgio de Oliveira (arquivo vivo da história da cidade e membro da ABL), o Sr. Valter Correa (música e esporte), a Associação de Capoeira Zâmbi (danças), a professora Alice Cardoso (educação), a Sra. Vanusa Bacelar (melhor idade com “jades”), os desportistas Dentinho e Renato (ex-BEC) e o prefeito municipal José Alberto Veloso, que esteve presente. Alguns dos homenageados foram representados por parentes e todos se pronunciaram em agradecimento às honras do troféu.
    A ABL foi representada pelo seu presidente Zezinho Casanova, que congratulou-se com a homenagem louvando a atitude da instituição escolar e ressaltando a importância da academia para a cidade. foram ainda apresentados vídeos produzidos por alunos sobre as temáticas homenageadas.
Presidente da ABL com o troféu
A participação da ABL no projeto se fez em vários momentos. Convidados pelo professor de Língua Portuguesa Gilderlan Silva Almeida, estiveram presentes no SESI, em três momentos distintos, mas em atividades semelhantes alguns membros que representaram a Academia Bacabalense de Letras, como parte convidada do Projeto “Minha cidade”, promovido por aquela instituição escolar, visando conhecer e reconhecer as diversas manifestações culturais de Bacabal. Os poetas juntamente com todos os alunos e posteriormente com um grupo menor de alunos do 9º ano de Ensino Fundamental, puderam interagir em um “papo literário” sobre a produção poética em experiências pessoais com poetas e escritores de nossa cidade, sobretudo os que se achavam presentes. Alguns alunos apresentaram e declaração textos de autores bacabalenses e textos de sua própria autoria, numa ação prática de que a poesia habita, com louvor, os nossos alunos e quiçá futuros poetas.
Para o professor responsável pelos trabalhos junto à ABL no projeto, Gilderlan Almeida: “É uma justa homenagem, haja vista que é forte a presença das Letras em nossa cidade, sobretudo com a fundação da ABL, mas nem sempre esse mérito é reconhecido”, disse o professor. Congratulamo-nos com a ação meritória da escola em buscar motivos de o aluno e a sociedade bacabalense vir a conhecer melhor seus artistas e talentos. “Estaremos sempre prontos a somar em momentos que dignificam a história da cidade e a faz triunfante rumo às novas gerações”, disse Costa Filho, vice-presidente da ABL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário