sexta-feira, 17 de abril de 2020

BACABAL "DOS CEM ANOS" E "DO SEM NADA"


Pracinha do Relógio do Centenário em Bacabal - MA

CEM anos se passaram da fundação desta cidade. Foi em 17 de abril de 1920 que tudo começou oficialmente e a nossa Bacabal permanece SEM muitas coisas óbvias para uma cidade centenária. Lamentável é que às vezes nem o básico se tem. A expressão do título pode até parecer chocante, mas é ceeto que nisso há todo um fundo de verdade.  mas para quem  e m. O tempo ensinou o povo a fazer deste lugar, uma terra amada por quem aqui mora e chega para morar. Bacabal, ao longo de sua história tem sido uma boa hospedeira de todas as raças e tipos humanos. O povo daqui é simples, alegre, generoso e adora uma festa. Não sem razão o cronista Edgar Moreno numa de suas crônicas - Silêncio no "BacaBAR" já deixa uma nuance de um dos hobbies do povo bacabalense. Mas também é um povo trabalhador, que sabe enfrentar a vida com otimismo e esperança.
Uma visão mais realista nos diz que aos 100 anos, Bacabal poderia estar bem mais desenvolvida, todavia desenvolvimento é uma algo que perpassa pela veia política e administrativa. Nos últimos anos ou décadas a cidade tem vividos lados bem antagônicos. Positivamente tem sido instaladas algumas empresas de grande porte como os superados Mateus e Carvalho, algumas concessionárias, fábrica de colchões e ração,entre outros estabelecimentos. Por outro lado, a forma política que vem sendo praticada na cidade ao longo de sua história, sobretudo nos pleitos mais recentes, tem sido prejudicial à cidade e ao seu povo, que tem padecido com a falta de infraestrutura, aumenta da violência e do índice de moradores de rua, falta d'água, aumento da taxa de energia, alagamentos, como o de 2009 e 2020. Ao tempo em que o povo se mostra insatisfeito pelo seu variado "SEM", esse mesmo povo continua teimoso em manter no poder os mesmos grupos, que já demonstraram: não têm muito apreço pelo desenvolvimento da cidade, indo seus interesses ao afunilamento dos sonhos políticos,. Pode se dizer que os gestores têm se esquecido que Bacabal não pé mais uma Vila dos Abreus. Ela, sendo uma princesa, tem ao longo dos anos perdido sua majestade a cidades como Santa Inês, Pedreiras, para lembrar sua excelente posição geográfica que, portanto, poderia explorar melhor esse privilégio. Pedreiras entra aqui, pela boa concorrência comercial e pelo valor cultural aos seus artistas, que em Bacabal essa área tem caído assustadoramente. Nossos gestores precisam acordar que nossa Bacabal não é mais uma princesinha. Ela precisa tomar posse de sua importância no cenário estadual;. Ela agora precisa alargar seu poderio econômico, precisa produzir, se tornar referência de produção, de geração de emprego, voltar a ser referência cultural. Precisamos nos rebelar contra títulos como "Cidade do já teve" e "Terra do já foi". Para quem já chegou próximo ao terceira lugar em importância no Estado, hoje essa importância continua cada dia mais ameaçada, graças à falta de atitude e vontade política de nossos governantes.  Os poderes constituídos, de certa forma têm sido negligentes em suas funções públicas para as quais são eleitas e até envergonhado o povo, ferindo um orgulho de ser bacabalense. Aqui se vê muitas obras paradas, outras abandonadas, falta de transparência e desmandos desde muito tempo. O "Palácio das bacabas" precisa honrar melhor seus compromissos, a Casa dos Edis também precisa rever sua postura enquanto representantes de um povo que os elege para primarem pela melhoria da cidade, mas terminam enveredando por inter3esses próprios e de grupos de poder. 
Efetivamente, Bacabal se encontra num atraso acumulado. A prova dessa falta de vontade política é que em pleno centenário, a fora a pandemia, não tivemos benefício algum que marcasse a data. Isso porque a his6tória mostra que nossos representantes tem se importado muito como poder por poder e quase nada com as funções cabíveis. Sempre podemos fazer alguma coisa pelo desenvolvimento da cidade me que moramos, mas a grande atribuição para isso cabe aos gestores e representantes políticos, pois toda ação governamental ´termina sendo uma ação p´política. 
que isto sirva de reflexão aos donos do poder e aos que assim pretendem em eleições futuras.
MIRANTE BACAS  (Costa Filho)

Daqui posso ver As cores da City
O passar das gentes
O aspecto das ruas
O progresso acanhado
As mulheres seminuas.

Daqui posso ver
Os prédios mui baixos
Uns carros de luxo
Mendigos e drogados
Mandos e desmandos
A politicagem.

Daqui posso ver
O asfalto e o assalto
A notícia e a fake
O povo e o anseio
Por Dona Esperança, como um longo verso
Reverso e sem rima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário