sexta-feira, 17 de abril de 2020

ACADEMIA BACABALENSE DE LETRAS LANÇA COLETÂNEA DO CENTENÁRIO DE BACABAL


Coletânea da ABL lançada virtualmente em 16 de abril de 2020
O lançamento
Às vésperas dos 100 anos da “Princesa do Mearim”, a ABL lança a Coletânea da Academia Bacabalense de Letras – Centenário de Bacabal. O evento, discreto, se deu quinta-feira (16), no estúdio da TV Ágape, no centro da cidade para retransmissão no programa Repórter Ágape, da mesma emissora, que vai ao ar aos sábados das 11 horas ao meio dia. Na ocasião, foram entregues em torno de uma dúzia de exemplares aos leitores sorteados, que responderam ao chamado por WhatsApp com a frase “Eu amo Literatura.” Esse tipo de interação virtual representa uma das formas de participação da ABL nas comemorações do Centenário de Bacabal, presenteando alguns leitores e estimulando outros à leitura de nossos autores e da literatura em como um todo. “Num momento nobre e histórico como o do Centenário, a ABL não poderia deixar de cumprir sua nobre função de incentivo à leitura e à escrita” ressalta Costa Filho, membro da instituição.
O lançamento, à distância e virtual também será divulgado e compartilhado em plataformas e redes sociais, já que um evento presencial não está sendo possível em função das medidas de isolamento social motivadas pela pandemia do Coronavírus.

A Coletânea
A Coletânea reúne textos literários em verso e em prosa de membros da ABL, dos quais quatro in memoriam, trazendo uma temática e estilo variados. O prefácio traz a lente de análise do poeta e compositor Samuel Barreto, presidente da Academia Pedreirense de Letras, que traz ao leitor uma prévia e abreviada análise do conjunto da obra. Já o posfácio leva o estilo e interpretação do cronista Edgar Moreno, que convida o leitor a um passeio por uma Bacabal de outrora, acompanhando-o no túnel de variadas épocas e lugares. A arte de capa e designer leva a assinatura da talentosa desenhista Aline Freitas Piauilino, acadêmica da instituição.
A obra, em sua 1ª edição teve uma tiragem de 500 exemplares e pode ser adquirida ao preço de R$ 20,00 junto a algum dos membros.

Uma mensagem abeelina
A ABL se congratula com os leitores e todos os bacabalenses no contexto da obra publicada e do centenário da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário