quinta-feira, 21 de abril de 2011

Poeta José Chagas será reverenciado no Café Literário

fonte: Imirante 
Foto: Arquivo / O Estado

Poeta José Chagas será reverenciado no Café Literário
 O poeta José Chagas será homenageado na segunda edição do Café Literário, que ocorrerá na terça-feira (26), às 18h30, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), órgão ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e promotor do evento. Paraibano de nascimento, mas maranhense de coração, Chagas é cronista e escritor, com mais de 20 livros lançados.
“Será uma homenagem ao grande poeta-cantor de São Luís. Ele é primordialmente o poeta que mais canta a capital. Preparamos uma belíssima surpresa para ele, por todo seu carinho e paixão devotados à São Luís”, ressaltou a diretora do Centro de Criatividade, Ceres Fernandes.
O público apreciará a poesia de José Chagas em momento especial preparado pelo pesquisador Sebastião Duarte. Haverá participação da atriz Leda Nascimento, que vai recitar poesias alusivas à ilha do Amor.
Como nas edições anteriores, haverá exposição artística, debates e muita interação com o público. O poeta também soltará o verso e comentará a própria obra, além de abordar aspectos de suas próprias criações. “O público terá o privilégio de ouvir e conversar com Chagas”, ressaltou Ceres Fernandes.
O evento também ganhará versões em audiovisual e escrita para ser eternizado. Todos os Cafés estão sendo filmados. O material produzido estará disponível para as escolas que queiram levar a iniciativa cultural aos seus alunos. Além disso, está sendo feita a transcrição das edições para a produção de um livro em comemoração aos 400 anos de São Luís.
O poeta, batizado de José Francisco das Chagas, nasceu em Piancó (PB), em 29 de outubro de 1924. Membro da Academia Maranhense de Letras, ele mudou-se para o Maranhão há mais de 50 anos.
Jovem passou longa temporada em Pedreiras, depois veio para São Luís, cidade que adotou como sua.
A bibliografia do poeta é vasta. Entre as obras publicadas, estão “Canhões do Silêncio”, “Os Telhados”, “Azulejos do Tempo”, “Apanhados do Chão” e “Maré/Memória”.
Espaço para atividades diversas
Promotor do Café Literário, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho preparou uma vasta programação para este ano. O roteiro inclui Sarau, evento multicultural de performances variadas, cujo objetivo é proporcionar interação entre artistas e apreciadores.
O espaço também promoverá o Projeto Arte e Cultura nas Comunidades, que será realizado a partir do segundo semestre deste ano, a fim de levar os cursos ministrados no Centro de Criatividade aos bairros da cidade. Na lista, estão oficinas de pintura em tela, desenho, dança, teatro e azulejaria - o último é promovido em parceria da Secma com a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico.
O Centro de Criatividade desenvolve atividades artísticas que envolvem espetáculos teatrais, exposições, oficinas, festivais de filmes nacionais e internacionais, além de contação de histórias, produções de revistas, livros e jornais. O Centro de Criatividade Odylo Costa, filho está instalado na Rampa do Comércio (Praia Grande) e abriga espaços como a Biblioteca Ferreira Gullar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário